Ford Taubaté completa 50 anos e inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT





Ford Taubaté completa 50 anos e inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT

O evento que celebrou a marca e o lançamento das novas peças contou com executivos da empresa e autoridades do Estado de São Paulo

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

A Ford celebrou ontem (25) três importantes acontecimentos para a história da planta de Taubaté, no interior de São Paulo: os 50 anos de plena operação da fábrica, o início da produção do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e, também, o início da fabricação da nova transmissão manual MX65.

Assine a Revista Car and Driver

O evento na Ford Taubaté contou com a presença de autoridades do Estado de São Paulo, como o governador Márcio França e o prefeito da cidade de Taubaté Ortiz Júnior, além de funcionários e executivos da Ford, como, por exemplo, o presidente da marca para a América do Sul, Lyle Watters.

Ford Ka, Ford Taubaté

O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros já equipa o EcoSport, mas também será oferecido no Ford Ka FreeStyle. O mais novo utilitário da marca também será munido da transmissão manual MX65. Vale ressaltar que o Brasil será o primeiro país a fabricar as peças e será um dos únicos a produzi-las ao lado da China, do México e da Índia. 

"A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir", disse Watters, presidente da marca para a América do Sul, indicando que o novo propulsor será econômico.

Desempenho

O novo propulsor será capaz de gerar de 137/130 cavalos e 15,6 e 16,1 kgfm de torque, respectivamente abastecido a etanol e gasolina. Vale ressaltar que o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros supera a potência de concorrentes de quatro cilindros. O material do revestimento externo será de alumínio, aliado a tecnologias avançadas, como correia imersa em óleo e duplo comando de válvulas, fazendo o motor ficar mais leve e também mais econômico quando o assunto é combustível. A peça recebeu classificação A no Inmetro/Conpet, órgão responsável pela medição de eficiência dos veículos no mercado automotivo brasileiro. 

Ford Ka, Ford Taubaté

50 anos da planta de Taubaté

Desde a inauguração da planta de Taubaté, em 1968, a Ford já forneceu motores para o Mustang nos Estados Unidos, Focus do continente europeu, e diversos veículos distribuídos para a América do Sul, como Maverick, F-1000, Fiesta, Ecosport, Ford Ka e Escort. Até os dias atuais, a planta do interior de São Paulo soma uma produção total de 8 milhões de motores e um pouco mais de 7 milhões de transmissões. 

Leia mais:

+ Nova geração do Ford Focus 2019 é revelada na Europa

+ Ford cria projeto colaborativo para encontrar vagas

+ Ford anuncia lançamento de edição limitada do Mustang Cobra Jet

Para chegar até o início da produção novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, a Ford Taubaté obteve R$ 200 milhões em inventivos fiscais para tocar o projeto, e teve que adaptar a sua fábrica aos conceitos da indústria 4.0, com a instalação de 30 robôs, tecnologia de rastreamento QR Code para a linha de motores, além de solda a laser na unidade de transmissões. A fábrica também investiu em conectividade. O wi-fi se faz presente em 100% dos equipamentos para monitorar a produção, os testes de qualidade e a manutenção de maquinários. 

Ford Ka, Ford Taubaté

Lyle Watters, durante a cerimônia de lançamento das peças - agradeceu aos funcionários da fábrica - e ressaltou a importância do treinamento oferecido pela marca. "Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 124 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.

 

 

 

 



Comentários