Fuja dos problemas! Veja sete dicas básicas na manutenção do seu veículo





Fuja dos problemas! Veja sete dicas básicas na manutenção do seu veículo

Confira as nossas dicas e tenha sempre o seu carro em bom estado

Fotos: Divulgação/Shutterstock | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

A manutenção nos dias atuais se tornou prioridade entre os motoristas, independente da idade. Com os preços altos, o cuidado é redobrado com o bom funcionamento do veículo e, principalmente, com a saúde financeira do motorista. Por isso, trazemos aos apaixonados por carros sete dicas básicas que todo motorista deve aplicar em sua vida automotiva. 

Assine a Revista Car and Driver

Alinhamento e balanceamento

Pneus e suspenção não são itens baratos, por isso o alinhamento e balanceamento são importantes. Esses reparos oferecem a possibilidade de interromper um problema na região, e evita que o motorista tenha custos extras além das rotineiras trocas de pneus, e ajuste na suspenção. Além disso, o alinhamento também corrije aquele velho problema na direção que acaba puxando o carro para um dos lados. Já o balanceamento ajuda a reduzir as constantes trepidações que aparecem quando o veículo está em alta  velocidade, e garante a capacidade de frenagem.

Substituição das velas

Esteticamente elas não parecem ter a importância que realmente tem. As velas são as responsáveis pelo bom funcionamento do motor, e a situação fica terrível quando o motorista apenas realiza a troca quando elas manifestam o seu mau funcionamento. O período de troca geralmente é indicado pelo fabricante do veículo, caso não saiba, o motorista deve se informar para não ter uma surpresa negativa.

Revisão da correia dentada

A correia dentada deve ser revisada no mínimo a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros. Ela é a grande responsável pelo sincronismo entre o eixo comando das válvulas ao virabrequim do motor. Ela é a responsável por ligar as duas peças, e garantir que as vávulas de admissão possam abrir e fechar nos momentos em que são acionadas. O dano dessa peça pode ocasionar prejuízos em outros componentes, como: pistões, cabeçote e motor.

Leia mais:

+ Problema com correia dentada? Saiba resolver

+ Veja dicas para dirigir de forma segura na chuva

+ Veja dicas para limpar os bancos do carro

Revisão das pastilhas de freio

As pastilhas de freio podem ser revistas a cada 5 mil quilômetros. As próprias peças manifestam quando estão gastas por meio de um barulho agudo, e não é nem um pouco recomendado dirigir após perceber esse sinal. Elas são as grandes responsáveis pela frenagem do veículo, e na mesma velocidade que podem evitar acidentes, podem também ocasionar caso a manutenção não seja após o desgaste. 

 

 

Parte elétrica

Não é só de problemas no motor que os problemas automotivos vivem. A parte elétrica também é muito importante para que você não fique na mão. Pelo menos uma vez ao ano, marque um check up para realizar a manutenção preventiva do alternador, luzes em geral, ventilação, vidros e bateria. Aliás, a bateria é determinante para que o veículo saia da garagem. 

Painel do veículo

O painel do veículo é o mensageiro do motorista dentro do carro. Ele passa ao condutor quase todo tipo de problema que se manifesta no automóvel. O motorista deve ficar sempre atento em qualquer luz acesa no painel, e deve ter atenção redobrada com a ppressão do óleo, temperatura do motor e luzes de carga do alternador.

Palhetas limpadoras

Não é bobagem, e muito menos questão estética. As palhetas limpadoras de para-brisa evitam acidentes em períodos climáticos de baixa visibilidade, e sem elas em perfeito estado o motorista praticamente não consegue guiar nessas condições. Esse item é praticamente esquecido pelos motoristas na maioria das vezes, e podem ser substituídas por baixo custo.

Você quer ler matérias exclusivas e saber todas as notícias quentes do mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 123 da Revista Car and Driver Brasil.  Compre aqui.

 

 

 

 

 



Comentários