Abasteceu em posto fraudulento? Saiba o que fazer

Sempre desconfie quando encontrar um posto de gasolina com o valor da gasolina abaixo do comum

Fotos: Divulgação | Texto: Emerson Feliciano | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Com os reajustes constantes no preço da gasolina, os motoristas são atraídos para algum posto de gasolina com valor muito mais baixo do combustível. Contudo, essa atitude pode trazer grandes problemas para o bolso em pouco tempo, ou em longo prazo. A gasolina é considerada adulterada a partir da adição de solventes em sua composição. Essa mistura além de afetar o desempenho do veículo, fazendo que com que aumente o consumo, poderá gerar a pré-ignição no motor que se ocorrida com grande intensidade poderá danificar os pistões e o cabeçote.

Outros danos poderão ocorrer nos bicos injetores, velas de ignição, sonda da lamina e catalisador. Além destes problemas, é possível que haja danos até mesmo na bomba do combustível. Outra adulteração bem comum da gasolina é a adição de etanol em proporção ainda maior do que a gasolina já comercializada. Por isso, é imprescindível que o condutor desconfie ao encontrar um posto de gasolina com valores abaixo do convencional. 

Se perceber a queda de desempenho do automóvel, o ideal é levar o carro até algum posto de gasolina de confiança, solicitar que esvaziem o tanque e, então, colocar gasolina confiável. Por fim, vale ressaltar que segundo a resolução nº 9 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumidor pode solicitar ao posto de gasolina a realização do teste de combustível e pode denunciar o estabelecimento pelo telefone 0800-9700267. 

Leia mais: Veja dicas para dirigir com segurança na chuva

Leia mais: Atropelei alguém! O que eu faço?

Leia mais: Veja dicas para cuidar do óleo do seu carro



Comentários