Testamos o Audi e-tron Vision GT, o esportivo além da imaginação





Testamos o Audi e-tron Vision GT, o esportivo além da imaginação

A Audi transformou o virtual em real através do e-tron Vision GT

Fotos: Divulgação | Texto: Jens Meiners adaptação web Renê Saba

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O Audi E-tron Vision Gran Turismo é um dos esportivos mais espetaculares mostrados neste ano, uma fantasia pura que tem suas raízes em um projeto para o game Gran Turismo 6. O conceito inicialmente era uma criação apenas digital que se juntou a outros conceitos radicais de várias outras marcas, todas em resposta ao convite da Sony para o projeto Vision Gran Turismo que marcou os 15 anos da franquia em 2013. Embora muitos dos conceitos resultantes tenham sido construídos como modelos em tamanho real para apresentações em salões mundo afora, a Audi está entre as poucas que construíram uma versão completamente funcional do conceito — a Bugatti também fez e vendeu o único exemplar de seu carro — e ele, por sua vez, gerou uma nova versão para o atual Gran Turismo Sport.

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O Audi e-tron Vision Gran Turismo do mundo real irá servir como um “táxi de corrida” que será exibido em algumas provas da Formula E, onde convidados especiais ganharão uma carona ao lado de pilotos da categoria (o carro também será exibido em eventos como as 24 Horas de Nürburgring e o Festival de velocidade de Goodwood). Recentemente, estivemos entre os poucos sortudos convidados para assumir o volante do biposto. Ele foi projetado por Andreas Krüger e tem para-lamas salientes inspirados no Quattro e os detalhes recorrentes dos modelos e-tron da Audi, incluindo luzes de LED e grade frontal com detalhes na cor do carro. Mas não pense que este conceito antecipa a próxima geração do esportivo R8. Sem contar a asa traseira, o e-tron Vision Gran Turismo tem 4,76 metros de altura e 1,98 metro de largura - estas dimensões são grandes demais para um supercarro; é 30 cm mais longe e 7 cm mais baixo que o atual R8. Independentemente disso, este Audi e-Tron Vision Gran Turismo é mais um protótipo de corrida que um carro feito para uso nas ruas.

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Aceleramos o Audi E-tron Vision Gran Turismo

A impressão de protótipo de corridas se confirma quando você senta ao volante do carro. Você precisa passar o corpo sobre uma larga soleira, um processo que é mais fácil quando você remove o volante retangular. Os bancos justos fornecem apoio lateral extremo; em vez de um cock-pit e um painel estilosos como na versão digital do game, esté o típico interior espartano dos carros de corrida, com gaiola e um painel minúsculo. A direção assistida é ativada por meio de um interruptor, e a transmissão é engrenada por meio de um botão. 

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Pisando bravamente no acelerador, fomos catapultados: a arrancada de zero a 100 km/h leva menos de 2,5 segundos, e os 200 km/h chegam apenas seis segundos mais tarde, segundo a Audi. Tiramos o pé antes dos 185 km/h, velocidade que chegamos em um instante na reta curta da pista de testes da Audi em Neuburg an der Donau, na Alemanha. Hora de juntar os freios de carbono brutalmente eficientes. Entramos na curva de 180º e retomamos a velocidade assim que o carro tangenciou. A traseira balançou e a tração integral ajudou o carro a sair da curva. A imensa asa traseira e o fundo do carro totalmente plano trabalham juntos para criar downforce.

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Não há som dos motores, exceto um silvo distante; o ruído da direção assistida é mais alto que o do motor, na verdade, e há pancadas ocasionais vindas do chassi. Afinal, este é um protótipo de corridas feito a mão. Dito isso, ele é intercrivelmente refinado e acertado. Os 816 cv vêm de três motores elétricos de 272 cv emprestados dos modelos e-tron produzidos em série. Dois ficam no eixo traseiro, enquanto o terceiro direciona o torque para as rodas dianteiras. Eles são alimentados por quatro baterias de íons de lítio arrefecidas por líquido, duas das quais ficam instaladas na traseira e duas sob o assoalho no lado do passageiro. A tomada de recarga é emprestada do extinto R8 e-tron.

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