Fiat Cronos Precision 1.8 desperta sentimentos distintos





Fiat Cronos Precision 1.8 desperta sentimentos distintos

O Fiat Cronos tem a capacidade de ser odiado por uns e amado por outros

Fotos: Divulgação | Texto: Raphael Panaro | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

O câmbio mecânico (aquele com embreagem e tudo, lembra?) vive momento delicado. Atualmente é venerado em carro esportivos, tolerado (ou única opção) nos modelos de entrada e odiado por quem compra utlitários - ou boa parte da população mundial. E, acredite, o Fiat Cronos Precision 1.8 manual faz parte desses três cenários. 

Assine a Revista Car and Driver

Quem gosta de experiência de dirigir e curte uma tocada mais agressiva, aprecia trocar as marchas, acertar o ponto certo da embreagem e ter mais controle sobre a máquina. E o sedã, apesar do 1.8 E.torQ com comando simples no cabeçote, permite ter essa sensação. O obsoleto motor 139 cv e 19,3 mkgf de torque - este último só aparece a tardias 3.750 rpm, mas depois de 3 mil giros ele já diz a que veio. Consegue, por mais branda que seja, instigar uma pequena diversão a quem vai ao volante. Mesmo que para isso tenha que se elevar o conta-giros, o ruído do 1.8 e a transmissão tenha algumas falhas. Os engates estão longe de serem macios, o trambulador longe de ser preciso e o curso da alavanca também não é dos melhores - você precisa movimentar seu corpo mais que o necessário para fazer uma troca. 

5%

Para quem tem família, não gosta de dirigir nas alturas e procura um sedã compacto e espaçoso, com um grande porta-malas de 525 litros, simpatiza com o Fiat Cronos, mas o cobertor é curto, a versão Precision 1.8 MT se torna uma opção tolerável. Por R$ 62.990, ele é R$ 7 mil a menos que a configuração topo de linha com câmbio automático de seis marchas (não vale nem cogitar a configuração 1.3 flex com a caixa automatizada GSR). Por esse valor, você ainda leva bons equipamentos, como a central multimídia Uconnect. Com tela touch de 7", ela é referência em termos de traquejo, interface moderna, além de trazer tecnologias atuais, como compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto. 

Fiat, Fiat Cronos, Fiat Cronos Precision, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

O sedã ainda traz botão de partida, rodas de liga leve de 16", controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, cluster com uma pequena tela digital de 3,5" ladeada pelos mostradores analógicos, duas entradas USB e sistema de monitoramento de pneus. Porém, itens que deixam o Fiat Cronos mais interessantes, também o deixa mais caro. Ar-condicionado digital, quadro de instrumentos com tela TFT de 7", sensores de chuva e crepuscular, e retrovisor interno eletrocrômico fazem parte do pacote Tech, de R$ 3.990. 

Leia mais:

+ Fiat pode parar de produzir carros de passeio na Itália

+ Presidente da FCA na América Latina fala sobre o investimento no Brasil

+ Tempos de guerra: Fiat Cronos 1.3 Drive encara HB20S, Toyota Etios e Chevrolet Prisma

O kit Style, que adiciona bancos de couro, maçanetas e frisos das portas cromadas e rodas de 17", sai por R$ 3.500. Câmera de ré? R$ 650. Os airbags laterais são mais R$ 2.600 para a conta. Com todos esses extras, o Cronos pode sair por exorbitantes R$ 73.730 - sem contar a pintura.

Fiat, Fiat Cronos, Fiat Cronos Precision, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

E como você pôde perceber nas páginas anteriores, há uma ampla oferta de carros automáticos desde a base da pirâmide. Somado ao conforto que essa tecnologia proporciona e até mesmo a menor desvalorização futura - dependendo do caso -, esses modelos podem ser os motivos de quem vai comprar um carro novo sequer pensar em um automóvel mecânico. Principalmente, os adeptos do Cronos. Apenas 5% escolhem a versão Precision 1.8 MT. Ou seja, são como donos de SUVs.

Seu bolso:

Preço real: R$ 62.990

Desvalorização: n/a

Garantia: 3 anos

Financiamento (a.m): n/a

Parcela (50% de entrada + saldo em 48 vezes): n/a

Revisão até 60 mil: R$ 3.600

Seguro: n/a

IPVA: R$ 2.520

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 126 da Revista Car and Driver Brasil. 

COMPRE AQUI

Fiat, Fiat Cronos, Fiat Cronos Precision, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares



Comentários