Quais eram os carros mais vendidos no ano do pentacampeonato brasileiro?





Quais eram os carros mais vendidos no ano do pentacampeonato brasileiro?

Em um cenário quase sem SUVs, era o Volkswagen Gol quem liderava o mercado

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

E lá se foram 16 anos desde que o Brasil ganhou a sua última Copa do Mundo da Fifa, em 2002. Aliás, o fatídico ano foi um período de mudanças em diversos âmbitos no País, como, por exemplo, a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O mercado automotivo que conhecemos hoje também está longe de ser o mesmo de 2002. 

Assine a Revista Car and Driver

Modelos renovados, outros descontinuados, extintos e que agora recebem status de ultrapassados. A ascensão dos SUVs atualmente também é uma novidade perante ao cenário de antes. O mercado brasileiro de automóveis mudou muito durante os 16 anos que passaram. Para apresentarmos um panorama, iremos relembrar hoje os veículos mais vendidos no Brasil naquele ano, de acordo com os dados da Fenabrave

Volkswagen Gol - 1º 

O grande líder daquele ano era o Volkswagen Gol. Em 2002 o hatch completava 15 anos na liderança entre os carros mais vendidos no Brasil, chegando, inclusive, a 208,3 mil unidades emplacadas. O popular carro da Volks ainda permaneceu no lugar mais alto do pódio por mais 11 anos, mas, em 2014, viu o Fiat Palio tomar o seu lugar. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Chevrolet Corsa - 2º 

O Corsa desembarcou no Brasil em 1994 com grande expectativa, que foi correspondida nas ruas. O carro tinha modernidade na época para seduzir até o motorista mais exigente. No ano de 2002, o modelo que acabava de ganhar uma nova geração, ficou apenas atrás do Volkswagen Gol, emplacando 131.748 veículos. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Fiat Palio - 3º 

Em 2002, o recém finado Fiat Palio já havia passado por sua primeira renovação. O hatch era uma das primeiras opções do mercado, logo ao lado do Gol e do Corsa. O popular da Fiat fechou o ano do pentacampeonato comercializando 130.814 unidades. Saiu recentemente de linha com a chegada do Fiat Argo

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Chevrolet Celta - 4º

O Celta foi lançado em 2000 após ser desenvolvido no Brasil, sendo descontinuado em 2015, quando foi finalmente substituído pelo Chevrolet Onix. Em 2002, o modelo de entrada da marca americana fechou o ano na quarta posição com 105.440 emplacamentos. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Fiat Uno - 5º

O carro de entrada da Fiat foi lançado por aqui muito antes do pentacampeonato, no ano de 1983. No ano de 2002, o carro ainda conseguia atingir certo sucesso dentro da gama mesmo estando em sua primeira geração, o que resultou em 96.825 veículos vendidos no Brasil naquele ano. Hoje, porém, o Fiat Uno não vive os seus melhores dias no mercado automotivo.

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares


Leia mais:

+ Volkswagen Gol renasce e Compass lidera entre os SUVs; confira os mais vendidos de maio

+ Após 22 anos de estrada, Fiat Palio é extinto pela Fiat

+ Fiat Uno perderá duas versões para não atrapalhar a venda do Argo

Ford Fiesta - 6º

O Fiesta era a principal aposta da marca americana no ano de 2002. Foi justamente nesse ano que o modelo passou a ser equipado com o motor Rocam e apareceu nas concessionárias com novo visual, o que lhe rendeu um número de 66.926 emplacamentos. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Renault Clio - 7º

 

O Renault Clio não existe mais no Brasil. Descontinuado em 2016, o compacto francês era presença garantida no ranking de vendas mensal em 2002. E, não atoa, foi o sétimo veículo mais vendido daquele ano com 39.743 emplacamentos. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Peugeot 206 - 8º

Logo atrás do Renault Clio, outro modelo francês também fez sucesso em 2002. Trata-se do Peugeot 206. O compacto era principalmente desejado pelo público jovem da época pelo seu design com ares esportivos. Ele vendeu 39.166 unidades no ano em que a França viu o Brasil vencer a Copa do Mundo da Fifa de 2002.

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Chevrolet Astra - 9º

O Astra foi um grande sucesso de vendas no Brasil, principalmente depois de passar a ser produzido no País em 1998. Em 2002, o nome do hatch da Chevrolet já ecoava nos ouvidos dos motoristas mais ousados e que buscavam mais velocidade e esportividade. Em 2002 o modelo vendeu 36.735 unidades. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Fiat Siena - 10º

A versão sedã do Palio passou por uma reestilização em 2001 para alavancar as vendas no Brasil, e deu certo. No ano seguinte, o modelo foi um dos carros mais vendidos no Brasil, assegurando a 10º posição com 31.604 unidades comercializadas. 

Copa do Mundo da Fifa, Volkswagen Gol, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno, Ford Fiesta, Renault Clio, Peugeot 206, Chevrolet Astra, Fiat Siena, carros de luxo, carros SUV, carros sedã, carros utilitários, carros esportivos, carros novos, carros 0 km, carros usados, carros populares

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 125 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.

 

 



Comentários