Volkswagen e Ford costuram parceria para novos veículos comerciais





Volkswagen e Ford costuram parceria para novos veículos comerciais

A aliança estratégica irá servir para reduzir custos com a fabricação

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Ford e Volkswagen preparam uma aliança estratégica para os próximos meses. Ambas as empresas pegaram o mercado de surpresa ao anunciarem a assinatura de um memorando de entendimento que visão a união de ambas para a fabricação de veículos comerciais. 

Assine a Revista Car and Driver

De acordo com as empresas, a união tem como o objetivo de reduzir os custos na produção e acelerar a criação de uma série de projetos que irão atrair benefícios para ambas as montadoras. Apesar dos detalhes não serem revelados, sabe-se que os acordos acionários ou participações não estão envolvidos na aliança. 

Em nome da Volkswagen, Thomas Sedran, diretor de estratégia da marca, falou sobre a nova parceria: "os mercados e a demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível. Ambas empresas já possuem posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para nos adaptarmos a este ambiente desafiador, é de extrema importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Esse é um elemento chave da Estratégia do Grupo Volkswagen 2025. A potencial cooperação industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar globalmente a competitividade das duas empresas."

Leia mais:

+ Ford Mustang emplaca 500 unidades em três meses de venda

+ Ford F-150 Raptor é renovada nos Estados Unidos

+ Volkswagen Jetta: finalmente o sedã entra no clube da plataforma MQB

Do lado da Ford, Jim Farley, chefe de mercados globais da marca, também mostrou otimismo ao comentar sobre a aliança: "a Ford está comprometida em melhorar a sua condição como negócio e utilizar modelos de negócios adaptativos, o que inclui trabalhar com parceiros para melhorar a nossa efetividade e eficiência. Esta potencial aliança com o Grupo Volkswagen é outro exemplo de como podemos melhorar nossa condição como negócio, criando um portfólio global de produtos de sucesso e ampliando nossas capacidades."

Vale relembrar que essa não será a primeira vez que Volkswagen e Ford trabalham juntas. No Brasil, nas décadas 1980 e 1990, as marcas se uniram em um projeto batizado de Autolatina, que deu a vida a modelos famosos, como, por exemplo: Apollo, Verona, Logus e Versailles.

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 126 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui

 
 



Comentários