Conheça o Actev Arrow Electric, o kart inspirado em carros elétricos





Conheça o Actev Arrow Electric, o kart inspirado em carros elétricos

A onda dos carros elétricos invadiu até a gama de karts. Confira detalhes sobre o Actev Arrow

Fotos: Car and Driver | Texto: Josh Jacquot | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Em um mundo onde cadeiras são pontos de tangência, estantes são chicanes e mesas de trabalho são barreiras de contenção, a redação da Car and Driver se torna o GP de Mônaco de kartismo elétrico. Sabemos disso porque foi exatamente o que fizemos, montando no Actev Arrow e depois entrando de lado no saguão como se fôssemos o próprio Gilles Villeneuve. E adivinhe só? Foi incrível.

A Actev Motors é uma empresa do Vale do Silício que lançou o Arrow em 2016 para preencher um espaço no mercado de carros elétricos para crianças, que não tem uma opção para os pequenos de cinco a dez anos (oficialmente o carro suporta somente 60 kg, mas tomamos algumas liberdades). O Arrow é um kart de 33 kg recheado de tecnologia. Seu fabricante diz que ele pode chegar a 20 km/h, o que está muito bom para crianças. Verificamos que sua velocidade máxima ocorre somente por breves períodos, mas suspeitamos que até mesmo os 17 km/h que ele mantém constantemente sejam rápidos demais para uso interno. Se você duvida, nosso editor antecipou a tangência da Curva 4 em nosso circuito-redação, o que exigiu uma ligação para o pessoal da manutenção. "Ele se solta na hora de apontar."

Embora não tenhamos usado os recursos de segurança do kart, a Actev pensou em quase tudo: ele acompanha um app gratuito que permite que os pais (ou seus colegas de trabalho) limitem a velocidade e até parem o carro remotamente.
Um sensor de prevenção de colisão frontal funciona a até 15 km/h. Os pais também podem criar uma cerca invisível usando coordenadas GPS. Nos EUA, a fabricante Actev cobra US$ 1 mil pelo Arrow. No Brasil a chegada do kart ainda não tem data confirmada.

Ligue o Arrow pressionando o botão no verso do banco e ele soa o ronco sintetizado de um V12 Ferrari. O volume também pode ser ajustado pelo app. E para o bem e para o mal, ele faz parte da gama de carros elétricos, o que significa que a frenagem (somente regenerativa) não permite que ele seja imobilizado em um aclive/declive, um "recurso" que irá surpreender seu filho.

Por último, a direção do Arrow é diretíssima, com respostas quase violentas, e seu banco a 10 cm do chão fazem dele um legítimo kart, ou um componente dessa nova geração de pequenos carros elétricos, embora — ainda que seja um kart feito para pilotos em desenvolvimento.

Leia mais: Ford Ka Sedan irá ganhar versão 100% elétrica em 2019

Leia mais: Novo carro elétrico da Fórmula-E será apresentado em Genebra

Leia mais: Honda confirma que irá lançar o Urban EV Concept em 2019

 

Actev Arrow 2018

Veículo: motor central, tração traseira, kart de um passageiro

Preço: US$ 1.410

Bateria: a ar, lítio-ion, 0.17 kWh

Transmissão: 1 velocidade

 



Comentários