Ford desenvolve janela inteligente destinada para passageiros cegos





Ford desenvolve janela inteligente destinada para passageiros cegos

A novidade deverá estar presente nos carros inteligentes da marca

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

A Ford criou uma tecnologia inovadora para o público com deficiência visual. Agora passageiros cegos poderão ter contato com as paisagens durante as viagens graças a uma janela inteligente batizada de Feel The View idealizada e construída pela Ford em parceria com uma starup.

Assine a Revista Car and Driver

A nova tecnologia funciona fazendo a captura de imagens de paisagens, e transforma as fotos em imagens monocromáticas, que atráves dos LEDs especiais podem ser reproduzidas no vidro da janela e revertidas em vibraçoes. O passageiro poderá sentir com um simples toque.

Leia mais:

+ Ford cria projeto colaborativo para encontrar vagas

+ Relembre a Ford Belina, a luxuosa perua dos anos 70

+ Ford Taubaté completa 50 anos e inicia produção do motor 1.5 Ti-VCT

Cada tom cinza emitido pela janela é entendido como um tipo de vibração. Existe um intervalo de 255 intensidades, que é acompanhado por uma explicação em áudio, afim de oferecer ao passageiro uma descrição completa sobre determinada paisagem. 

Ford

A nova tecnologia ainda é um projeto, portanto não poderá ser encontrada no mercado de imediato, mas, futuramente estará disponível em carros inteligentes da Ford. O projeto foi desenvolvido pela Ford Itália e pelo GTB Roma, em parceria com a Aedo, startup que trabalha no desenvolvimento de produtos para deficientes visuais. 

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 124 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.

 

 

 



Comentários