Deixe seu carro mais protegido!





Deixe seu carro mais protegido!

O seguro é um mal necessário, mas algumas dicas podem deixá-lo mais em conta

Fotos: Divulgação | Texto: Redação | Adaptação Web: Rodrigo Sodré

Compartilhe esse conteúdo

Com os riscos de furto, roubo e acidentes em alta, sair com o carro segurado da concessionária é cada vez mais necessário. Hoje, as seguradoras oferecem diversos serviços que vão além do seguro do veículo, como assistência 24 horas, carro reserva enquanto o seu estiver no conserto, guincho e assistência de serviços para a sua casa.

Como qualquer produto ou serviço a ser contratado, vale a pena cotar com várias companhias. Quando menor o risco de prejuízo, menor é o valor do seguro. Por isso, a instalação de rastreadores e bloqueadores, alguns oferecidos no pacote, pode proporcionar descontos de até 20% no valor.

Tais dispositivos de segurança trazem mais proteção ao veículo e facilitam sua localização em caso de roubo. Para as mulheres, os seguros costumam ser, em média, 12% mais baratos. Mas ao preencher o contrato não omita nenhuma informação.

Dizer que o carro fica na garagem quando, na verdade, pernoita na rua é uma informação que será investigada pela empresa. Se ela descobrir que isso não condiz com a realidade, a indenização pode não ser paga e você amargará prejuízo.

Muita gente acha que as seguradoras não cobrem catástrofes naturais, mas a cobertura mais completa inclui danos causados por alagamentos, enchente e inundação, além de ressaca, vendaval, chuva de granizo e raios.

Não existe, porém, cobertura de seguro para computadores, câmeras fotográficas, celulares e outros aparelhos que estejam dentro do carro no momentro do roubo. Ou você tem um seguro à parte para eles ou arcará com a perda.

MAIS BARATO
Existem alguns macetes capazes de baratear o seguro. Um deles é deixar bem claro ao seu corretor que você quer cortar custos. Sabendo disso, ele fará uma pesquisa com várias companhias para encontrar as melhores condições. A diferença de uma para outra pode ser muito grande. Nem sempre renovar com a mesma seguradora é um bom negócio. Se você não precisou acionar o seguro, saiba que o bônus está vinculado ao motorista e não à companhia.

Quem faz trajetos curtos no dia a dia pode abrir mão da assistência 24 horas, que aumenta o preço da apólice em aproximadamente R$ 250. No entanto, se você viaja muito, não arrisque ficar sem essa proteção extra.

Outra recomendação para baratear o seguro é jamais guardá-lo fora da garagem ou em algum lugar desprotegido. Ao estacioná-lo em local seguro em casa e no trabalho, então desembolsará cerca de 20% menos.

Algumas corretoras aceitam pagamento em até seis vezes sem juros. Não vá além disso. Também não vale a pena pagar à vista, uma vez que as companhias nao dão desconto nessas condições.

MOTOR É O VILÃO
Você sabia que as seguradoras têm certa restrição com automóveis equipados com motores 1.0 e 2.0 porque eles são muito mais visados pelos gatunos? Por isso, às vezes um modelo 1.4 ou 1.6 têm seguro com preços até 20% mais em conta. Se você está pensando em comprar um carro agora, pense nisso. Peça ao seu corretor algumas simulações de valores e veja se a apólice cabe no seu bolso. 



Comentários