Achou gasolina? Desconfie da sua procedência imediatamente





Achou gasolina? Desconfie da sua procedência imediatamente

Segundo informações, 99% dos postos estão sem combustíveis

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

O aumento desenfreado dos combustíveis vem atingindo os proprietários de veículos no dia a dia, e está causando grandes transtornos pelo Brasil. O assunto voltou a pauta principalmente com o início da greve dos caminhoneiros, que reivindicam o corte de impostos que encarecem o combustível. Segundo o Sincopetro, 99% dos postos estão oficialmente sem gasolina. Por isso, é fácil encontrarmos motoristas atraídos para algum posto de gasolina com valor baixo e com amplo estoque. A dica é: desconfie. 

Assine a Revista Car and Driver

Evite abastecer, e peça garantias que o combustível é de fato de qualidade. A gasolina é considerada adulterada a partir da adição de solventes em sua composição. Essa mistura além de afetar o desempenho do veículo, fazendo que com que aumente o consumo, poderá gerar a pré-ignição no motor que se ocorrida com grande intensidade poderá danificar os pistões e o cabeçote.

Leia mais:

+ Em tempos de greve, confira dez dicas para economizar combustível

+ Petrobras reduz o valor do diesel e da gasolina nas refinarias

+ Vejas dicas para saber como cuidar do seu carro no frio

Outros danos poderão ocorrer nos bicos injetores, velas de ignição, sonda da lamina e catalisador. Além destes problemas, é possível que haja danos até mesmo na bomba do combustível. Outra adulteração bem comum da gasolina é a adição de etanol em proporção ainda maior do que a gasolina já comercializada. Por isso, é imprescindível que o condutor desconfie ao encontrar um posto de gasolina - em meio a escassez - com amplo estoque e ofertando valores abaixo do convencional.

Se perceber a queda de desempenho do automóvel, o ideal é levar o carro até algum posto de gasolina de confiança, solicitar que esvaziem o tanque e, então - quando a situação de reabastecimento normalizar - colocar gasolina confiável. Por fim, vale ressaltar que segundo a resolução nº 9 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumidor pode solicitar ao posto de gasolina a realização do teste de combustível e pode denunciar o estabelecimento pelo telefone 0800-9700267. 

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 125 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.



Comentários