Além da vistoria veicular: O seu carro parou de repente? Sabia o que fazer!





Além da vistoria veicular: O seu carro parou de repente? Sabia o que fazer!

Saiba o que fazer quando o seu carro lhe deixar na mão no meio do trânsito, mesmo você tendo feito a vistoria veicular

Fotos: Divulgação | Texto: Redação | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Acontece. Não é sempre, mas acontece. Você pode até levar o seu carro na vistoria veicular uma vez por ano, mas a falta de cuidados diários com a manutenção ou problemas técnicos podem fazer o seu carro simplesmente "apagar" no meio da rua. Confira as dicas, e saiba o que você deve fazer para diferentes situações imprevisíveis.

Patinou, patinou...

Você acelera e o carro sofre para sair do lugar? É a sua embreagem que acabou meu amigo. Isso ocorre precocemente por você não pisar nela até o fim quando engata alguma marcha, ou porque esquece o pé nela com o carro parado. Ou, claro, se você está perto dos 100.000 km com o mesmo conjunto e decidiu não trocar na vistoria veicular

O que fazer?

Tente movimentar o carro mesmo assim e encoste em um local seguro. Caso não haja ladeiras para subir, você consegue chegar até um local de assistência. O conjunto terá de ser trocado.

Falhando e... Parou!

Seu carro começou a beber demais? Está falhando na hora, apagou no meio da rua e com tanque cheio? Você deve ter esquecido do sistema de arrefecimento do carro. Com a falta de líquido refrigerando, ou com um líquido sujo e sem função no radiador, o motor esquenta demais e pode romper os retentores do cabeçote, misturando água ao combustível e provocando calço hidráulico, ou até a danificação de pistões e cabeçotes pela pré detonação. Sempre que for fazer a vistoria veicular, atente o mecânico. 

O que fazer? 

Assim que o problema surgir, faça uma revisão geral e também fique de olho no combustível, que se adulterado com água ou solventes, também pode provocar danos ao motor. Assim que a temperatura do carro subir pare imediatamente em local seguro e chame a assistência ou o seguro.

Apagão geral, o carro nem liga?

Esse caso é raro, mas acontece. Afinal é a parte elétrica do carro que dá a vida a tudo o que você precisa, inclusive a ignição. Às vezes a instalação de equipamentos extras ou algum curto circuito rouba carga da bateria. Uma pane no alternador também pode ser a causa do apagão geral.

O que fazer?

Aqui o negócio é empurrar o carro até um local seguro e trocar as peças que estão danificadas ou sem potência. 



Comentários