Saiba mais sobre a utilidade e eficiência dos pneus run flat





Saiba mais sobre a utilidade e eficiência dos pneus run flat

Mesmo após ser perfurado, os pneus run flat podem rodar mais alguns bons quilômetros

Fotos: Divulgação | Texto: Redação | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Parece mágica, mas não é. Você pode, sim, rodar com um pneu furado por bons quilômetros antes de fazer o reparo. E é isso o que prometem e cumprem os pneus run flat (do inglês rodas vazio).Como eles têm reforços laterais na parte dos ombos, conseguem rodar mesmo sem ar, e essa é a grande diferença.

Assine a Revista Car and Driver

Quando o pneu fura, ou perde o ar, a roda encosta na base do pneu e a consequente rodagem faz com que ela toque o alfalto. O pneu run flat, por ter esse acréscimo de rigidez estrutural, consegue segurar o peso do carro nas cintas laterais impedindo que a roda toque ou a parte interna da banda de rodagem entrem em contato com o solo.

Leia mais:

+ Amortecedor magnético: saiba a função e os benefícios

+ Problemas com o ar-condicionado? Saiba como resolver e prevenir

+ Veja dicas para não sofrer com as perigosas enchentes

Contudo, o pneu run flat só pode ser montado em carros projetados para recebê-los. A evolução deste tipo de pneus permite que, após o esvaziamento, ele consiga rodar até 80 km de distância do local a uma velocidade máxima de 80 km/h. Distância razoável para você encontrar um local para repará-lo. 

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 124 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.



Comentários