Segurança em caso de colisão: saiba quais os tipos e como adotá-las





Segurança em caso de colisão: saiba quais os tipos e como adotá-las

Segurança passiva, ativa e ao pedestre são alguns tipos de métodos a serem aplicados

Fotos: Divulgação/Shutterstock | Texto: Emerson Feliciano | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

A segurança veicular nada mais é do que o processo de desenvolvimento de tecnologias e soluções com o objetivo de proteger o motorista, os ocupantes e, eventualmente as demais pessoas envolvidas em um acidente de trânsito. Para explicar ao leitor como ela pode ser um fator decisivo em caso de colisão, dividimos a segurança veicular em cinco categorias: 

Assine a Revista Car and Driver

Segurança ativa: é gerado a partir de equipamentos e tecnologias de sistemas automotivos que visam evitar o risco do acidente acontecer, por exemplo, o Antilock Braking System (ABS), o Electronic Stability Control (ESC). 

Segurança passiva: é a proteção desenvolvida para minimizar os ferimentos aos ocupantes em acidentes. Entre eles, é possível citar: airbags, e cinto de segurança. 

Leia mais:

+ Poluição de São Paulo cai pela metade durante período de greve

+ Vejas dicas para saber como cuidar do seu carro no frio

+ Vai viajar no final de semana? Confira todos os cuidados com o seu veículo

Assistência à condução: auxiliam o condutor do veículo à uma direção mais segura. Neste caso, é possível citar: alerta de frenagem de emergência, Head-Up Display (HUD), detector de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência, etc.

Assistência à segurança: visam alertar os passageiros para o uso de equipamentos de segurança, ou seja, são os já conhecidos alerta de desativação de airbag (visível), alerta de uso de cinto de segurança e o detector de fadiga. 

Proteção de pedestre: são os equipamentos tecnológicos e soluções inovadoras que tem o objetivo diminuir os ferimentos ao pedestre em caso de atropelamento. Dentre eles, listamos o capô ativo e até airbag para pedestre.  

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 125 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.

 



Comentários