Veja dicas para você dirigir com segurança na chuva





Veja dicas para você dirigir com segurança na chuva

Estamos ainda durante o período chuvoso do verão, e você deve tomar alguns cuidados no trânsito

Fotos: Divulgação | Texto: Redação | Adaptação web Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Sol, praia, mar azul e água de coco. Seria o enredo perfeito para o verão se não fossem as famosas intensas chuvas que acompanham essa tão desejada estação do ano. Além de ter cuidado com a pele, por conta do sol forte, você também deve ter atenção redobrada com o seu automóvel durante as chuvas. Veja abaixo as dicas que nós preparamos para que o seu carro saia fortalecido dos temporais.

Pneus: Antes de tudo, comece o verão de olho nos pneus. Eles são a única coisa que separa você do chão e deve estar em bom estado neste período. Investigar desgastes prematuros e a altura dos sulcos é essencial. A aquaplanagem é a maior causa de acidentes nas estradas.

Visibilidade: Em períodos chuvosos é importante ver e ser visto, por isso você deve estar atento a dois itens primordiais: limpadores dos vidros e faróis. As luzes queimadas, além de serem passivas de multa, impedem que você seja visto com mais clareza em dias que a água atrapalha a visão alheia. Já as palhetas dianteiras e traseiras devem estar novas, para que você consiga enxergar bem o caminho, sem colocar em risco nem a sua segurança nem a dos outros motoristas. 

Liga o ar: Outro item que você deve checar sempre é o ar-condicionado, ou a ventilação forçada do seu carro. Em dias de verão e com chuva, a temporada pode oscilar em muitos graus de uma hora para a outra. É importante que você não deixe os vidros embaçarem. Seja o para-brisas dianteiro ou os vidros laterais. Certifique-se de que, nesta época do ano, eles não estejam obstruídos ou com algum problema elétrico.

Freios: Assim como os pneus, os freiso também devem estar tinindo, ainda mais porque na chuva e, consequentemente com os discos molhados, a eficiência diminui. Fique espertos com ruídos, chiados ou algum comportamento que comprometa o espaço para as frenagens. 

Borrachas: É importante que as borrachas de vedação também estejam em bom estado. No caso de você enfrentar uma chuva forte, ou passar por alagamentos, eles impedirão que a água adentre o veículo. Troque o quanto antes, afinal se eles estiverem mal conservados, você descobrirá isso do pior jeito: molhado!

 



Comentários