Vejas dicas para saber como cuidar do seu carro no frio





Vejas dicas para saber como cuidar do seu carro no frio

A temperatura baixa força o motorista a dobrar o cuidado com a parte estética e mecânica do veículo

Fotos: Divulgação | Texto: Renê Saba

Compartilhe esse conteúdo

Sul, sudeste e centro-oeste do Brasil enfrentarão temperaturas mais baixas a partir de maio. Se você mora em uma dessas regiões, saiba o que fazer para manter o seu carro tinindo, mesmo naquele frio de rachar. 

Assine a Revista Car and Driver

Radiador

Eis o responsável pelo seu carro não congelar nem superaquecer no frio, e deve ser o primeiro a passar por uma inspeção. O líquido refrigerante contido nele é o que não permite ebulição ou congelamento da água que faz o arrefecimento do motor. Mantenha-o sempre limpo e abastecido da maneira correta.

Bateria

Outra que merece atenção especial. Em virtude do frio, as partículas do óleo do motor se agrupam e ganham viscosidade, fazendo com que o motor faça mais força para dar a partida. Isso pode sobrecarregar a bateria porque você liga o carro algumas vezes durante o dia. Checar como anda o componente e se o alternador está passando a quantidade certa de energia para a carga também é uma boa.

Leia mais:

+ Problemas com o ar-condicionado? Saiba como resolver e prevenir

+ Veja dicas para limpar os bancos do carro

+ Siga essas dicas e mantenha seu carro sempre novo

 

Visibilidade

É bom ficar esperto em como anda o ar-condicionado, ou ventilação forçada, e o desembaçador do seu carro, muito porque o mau funcionamento deles pode deixar você sem enxergar direito durante o período de frio. Note que seu carro ficará mais vezes com o vidro embaçado por dentro, fruto da mudança da diferença de temperatura externa e interna. Não deixe seu carro virar uma estufa e impedir de você enxergar os caminhos à sua volta.

Carroceria

Caso você enfrente uma geada, jamais remova a quantidade de gelo acumulada sobre o carro com rodos ou espátulas. Mesmo com pressa, é melhor esperar o gelo derreter ou, caso isso não seja possível, remover a camada gelada com água fria. O uso de produtos anticongelantes não é aconselhável, pois podem danificar a pintura e ainda provocar ressecamento das borrachas de vedação. 

Tanquinho do flex

Se o seu carro flex tem o tanquinho de gasolina, mantenha o sempre cheio para andar com etanol. Ou abasteça apenas com gasolina. 

Quer estar por dentro de tudo o que acontece no mercado automotivo? Então não perca tempo. Peça já a edição 125 da Revista Car and Driver Brasil. Compre aqui.



Comentários